A placa fotoluminescente é a melhor forma de orientar o fluxo em uma situação de pânico ou incêndio, pois devido a fotoluminescência da mesma, ela se ilumina mesmo em ambientes escuros tendo o período de fotoluminescência que atende aos padrões solicitados pelos bombeiros.
As placas são para orientação de segurança em caso de sinistros, e são feitas com uma pintura fotoluminescente, onde são usados compostos que tem a propriedade de absorver luminosidade de uma fonte e, quando a fonte não está presente, a placa fotoluminescente ilumina no escuro, com intensidade que pode durar várias horas.
A importância da Placa Fotoluminescente
Conforme a norma NBR 13434, é obrigatório o uso de sinalização de segurança contra incêndio e pânico em edificações e áreas de risco, execeto em residências onde viva apenas uma família. O propósito é orientar as pessoas e localizar os equipamentos e as rotas de fuga, inclusive em ambientes onde há falta de energia elétrica. Pensando nessa situação, foi estabelecido que esse tipo de sinalização deve ser feita com placa fotoluminescente. Ainda conforme a norma, o desempenho da placa fotoluminescente deve apresentar os seguintes requisitos mínimos, em megacandelas por metro quadrado: 140 mcd/m2 após 10 minutos e 20 mcd/m2 após 60 minutos. Além disso a placa fotoluminescente têm a obrigtatoriedade de ser atestada por laboratórios reconhecidos e certificados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A autonomia do sinal luminoso da placa fotoluminescente deve ser de 1.800 minutos no mínimo. As cores emitidas devem ser amarelo esverdeado para o período de autonomia e branco na ausência de luz ambiente.
Para saber mais sobre Placa Fotoluminescente
Ligue para 11 3969-2000 | 11 94551-6798 ou clique aqui e entre em contato por email.
Gostou? compartilhe!